REUMATISMOS: MITOS E VERDADES








A palavra reumatismo não é muito usada pelos médicos, porque, para muitas pessoas, ela significa a possibilidade de ter problemas para andar ou fazer as atividades cotidianas de casa ou do trabalho. “Doutor, eu vou terminar numa cadeira de rodas?” Esta é uma pergunta freqüente no consultório do médico que trata de reumatismo, o reumatologista. No entanto, essas dúvidas e temores não correspondem à realidade, pois, com bom tratamento e acompanhamento médico, muitas pessoas com “reumatismo” vivem bem e normalmente.

Os reumatismos (existem mais de 200 tipos !!!) são geralmente doenças crônicas que atingem ossos, músculos, tendões e articulações através de inflamação persistente ou degeneração progressiva dessas estruturas. Como exemplos mais comuns temos a artrose, bursite, tendinite, artrite, osteoporose e gota.

Também são freqüentes os reumatismos que, através de inflamações e outros mecanismos, provocam dores agudas e crônicas, como a lombalgia (dor nas costas), a fibromialgia, as lesões dos tendões por esforços repetitivos e dores localizadas, chamadas de miofasciais.

Todas estas doenças podem provocar dor tanto em adultos, quanto em crianças e adolescentes independentemente do sexo.

A maioria dos reumatismos pode ser perfeitamente controlada através de tratamento multidisciplinar. A parte medicamentosa envolve analgésicos, relaxantes musculares, antiinflamatórios não hormonais, corticóides, imunossupressores, antidepressivos, condroprotetores, inibidores da reabsorção óssea, biológicos etc.

Além do uso de medicamentos, os pacientes podem precisar de tratamento fisioterápico (cinesioterapia, RPG, hidroterapia), psicológico, cirúrgico e de reabilitação.

Assim como acontece com os casos de diabetes e de hipertensão arterial, os reumatismos podem ser controlados e seu tratamento adequado pode evitar grandes sofrimentos, incapacidade física precoce e graves problemas sociais.

Dr. Fernando Augusto Chiuchetta
CRM 13311 – Reumatologista
Vitalclin
Fisioterapia – RPG – Hidroterapia
Fone: (41) 3252-6355

 
   

Rua Alberto Folloni, 1093 | Curitiba PR | CEP 80540-000 | Tel 41 3014-0507 | Fax 41 3252-6355 | faleconosco@vitalclin.com.br