QUALIDADE DE VIDA








É possível nos dias de hoje?

Muitas vezes nos questionamos na correria do dia-a-dia se é possível ou não cumprir apenas uma das muitas solicitações recomendadas pela OMS para se ter ¨qualidade de vida¨.

Será que basta termos nossas necessidades fisiológicas supridas e esquecermos de cumprir orientações como alcançar o estágio básico de saúde e educação ou auto-realização recomendado pelo Teoria da Motivação para vivermos com qualidade e sermos felizes?

Cabe a cada um de nós estabelecer um contrato de prestação de serviços consigo mesmo e tentar incluir na sua rotina a necessidade de se estabelecer prioridades.

Ter uma alimentação saudável, praticar atividade física regular, assumir um comportamento preventivo frente às doenças e situações atuais, investir em relacionamento pessoal e controlar o stress são atitudes fundamentais para se conseguir atingir o que chamamos de qualidade de vida.

Algumas perguntas são fundamentais para que possamos identificar determinadas situações:

- Você está se sentindo bem, saudável?
- Está contente com o aspecto de seu corpo?
- Ele está tão sadio quanto poderia ou deveria estar?
- Você tem a mesma agilidade mental do que antes?
- Você pula da cama para o trabalho ou se arrasta pesadamente para fora dele?
- Quão motivado você está para buscar novos objetivos em sua vida?

Na maioria das vezes arrumamos mil desculpas tentando nos defender por não cumprirmos tais metas, porém, a mudança deve começar a acontecer nas pequenas coisas do dia-a-dia...a palavra de ordem é mudança de comportamento.

Ao contrário do que muita gente pensa, não basta ter o emprego dos sonhos, o salário justo, o carro do ano para estar sempre motivado e feliz.

É claro que fatores externos contribuem para este estado, mas, na realidade, a felicidade não está ¨lá fora¨, ela está dentro de cada um de nós, tem a ver com a forma como cada um encara a vida do que propriamente com o ambiente em que vivemos.

Assuma comportamentos saudáveis no ambiente de trabalho, na vida familiar, na relação com os colegas...e ¨tempere¨ esta receita com pensamentos positivos...talvez esta seja a solução para uma vida plena, com saúde física, mental e conseqüentemente melhora da Qualidade de Vida.

Dra. Márcia Ferreira
Fisioterapeuta

 
   

Rua Alberto Folloni, 1093 | Curitiba PR | CEP 80540-000 | Tel 41 3014-0507 | Fax 41 3252-6355 | faleconosco@vitalclin.com.br