ERGONOMIA








Uma nova proposta para o sucesso no trabalho

Independentemente da atividade ocupacional realizada, sintomas decorrentes do stress, cansaço e fadiga são facilmente encontrados.Trabalhadores estão hoje expostos a fatores contributivos como ritmo de trabalho intenso, dupla jornada, forte concorrência do mercado e salários muitas vezes defasados.

Para ocorrer o que chamamos de LER/Dort (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) são necessários fatores individuais ou associados como força excessiva, vibração, compressão, repetitividade ou posturas incorretas somados ou não a fatores denominados contributivos.

As doenças ocupacionais ou doenças do trabalho são atualmente a segunda maior causa de afastamentos pelo INSS, e se forem somadas aos acidentes de trabalho, atestados de consultas médicas e processos trabalhistas podem proporcionar prejuízos de grande impacto financeiro às empresas. Com a medida provisória de nº 316 presume-se a existência da relação entre o trabalho e a doença, ou seja, cabe à empresa  provar que as doenças e os acidentes de trabalho não foram causados pela atividade desenvolvida pelo trabalhador.

Torna-se imprescindível que a empresa invista em boas condições de trabalho e qualidade de vida a seus funcionários. Exames admissionais mais completos, exames periódicos e demissionais mais rigorosos associados a um programa de Ergonomia eficiente são fundamentais para diminuir este risco.

A aplicação da Ergonomia busca, através da adaptação do trabalho às pessoas, a promoção de segurança, saúde e bem-estar físico e mental aos funcionários. A Ginástica Laboral funciona como uma ferramenta da Ergonomia, que realizada no próprio ambiente de trabalho atinge objetivos tão simples e tão importantes quanto a pausa, o distensionamento muscular, o relaxamento e a higiene mental.

Finalmente, acredito que a empresa, através de uma ação ergonômica, demonstra sua consideração aos trabalhadores, de forma individual ou coletiva, abordando  sua  realidade sistêmica e investindo na transformação do trabalho.

Dra. Márcia Ferreira
Fisioterapeuta

 
   

Rua Alberto Folloni, 1093 | Curitiba PR | CEP 80540-000 | Tel 41 3014-0507 | Fax 41 3252-6355 | faleconosco@vitalclin.com.br